Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

AOS AMIGOS


"Quando nosso quotidiano é preenchido somente com relacionamentos funcionais, pragmáticos, utilitaristas, ficamos doentes. Nossa vida espiritual pode funcionar, mas já não vai irradiar nada da bondade de Deus e do seu amor para as pessoas. Para a nossa vida espiritual ficar sadia e viva, precisamos ter bons relacionamentos, lúdicos e cheios de calor humano, aos quais dedicamos nosso tempo. Uma amizade verdadeira fecunda também a vida espiritual." - Anselm Grün, em "Não se esqueça do melhor"
Amigos são aqueles com quem podemos viver sem máscaras, porque não tememos ser rejeitados. Amigo é aquele que te conhece por dentro e, mesmo assim, continua teu amigo. O vosso relacionamento extrapolou a fase dos possíveis desapontamentos e condições para a manutenção da amizade. A Bíblia diz que "há amigo mais chegado que um irmão". A ami­zade é o espaço privilegiado do crescimento pessoal, pois "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". E não te esqueças, "fer­ro com ferro" implica atrito, e todo o atrito aquece e faz faísca. Por isso, amigos que não se estranham, que não de­batem pontos de vista divergentes, que não se questionam mutuamente, na verdade, não são amigos. "Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto", isto é, a amizade que sobrevive às custas da omis­são reflecte um amor de pouco valor.


Um amigo de verdade não é alguém que pode resolver todos os teus problemas ou tem respostas para todas as perguntas. Também não é alguém que vai embora quando não há nenhuma solução ou resposta, mas fica contigo, permanece fiel. Muitas vezes, quem nos dá maior conforto não é a pessoa que diz: "Faz isso, diz aquilo, vá lá"; mas quem, mesmo se não há nenhum bom conselho para dar, afirma: "Não importa o que acontecer, eu sou teu amigo; tu podes contar comigo". Quanto mais velho te tornas, mais descobres que tua alegria e felicidade dependem de tais amizades. O grande segredo da vida é que o sofrimento frequentemente pa­rece ser tão insuportável que pode tornar-se, na compaixão, uma fonte de vida e esperança novas. A amizade é um dos maiores dons que um ser humano pode receber. É um vínculo que ultrapassa objectivos, interesses ou histórias em comum. É um vínculo mais for­te do que aquele que a união sexual pode criar, mais profundo do que o que um destino partilhado pode solidificar, e ainda pode ser mais íntimo que os laços do matrimónio ou da comunidade. A ami­zade é estar com o outro na alegria e na tristeza, mesmo quando não podemos aumentar a alegria e diminuir a tristeza. É uma união de almas que confere nobreza e sinceridade ao amor, fazendo a vida brilhar intensamente. Abençoados são aqueles que dão a vida pelos amigos.

0 comentários:

newer post older post Home

DICAS E PEDIDO DE ORAÇÃO

Nome (obrigatorio):

E-mail: (obrigatorio, no será mostrado)

Sitio Web:

Sua mensagem:

PARA PENSAR!

PARA PENSAR!