Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VOCÊ INDICARIA?

COMENTARIO DO PASTOR ALLAS SOBRE TEXTO DA CBB REFERENTE A PADRONIZAÇÃO DE CONCILIOS .ESSE É PRA PENSAR E COMENTAR.


Amados,


Algum dos meus leitores, Irmãos e Amigos batistas, recomendaria a um conhecido seu, interessado no Evangelho ou neófito na fé, morador em outra região, que procurasse uma Igreja Batista, a qual o leitor não conhece, nem conhece o pastor da mesma?


Atualmente, eu não recomendo.


1) Sem dúvida, cabe à igreja a prerrogativa de convocar concílios e consagrar pastores.



Todavia, ainda que a igreja local tenha tal prerrogativa, nem sempre ela está preparada para bem exercê-la, mercê da influência negativa que se projeta, mormente através da mídia, sobre as igrejas locais, já prejudicadas com a falta de identidade que, de há muito, assola a nossa denominação.



2) Pastores são ordenados pela Igreja Local, mas são ordenados para a Denominação. Logo, esta deve laborar no sentido de que as igrejas ordenem obreiros qualificados, biblica e "batistamente" falando.



3) Exatamente aí é que aparece a importância da OPBB, órgão representativo dos pastores. Pastores foram colocados por Deus à frente das igrejas para orientá-las, ajudá-las, corrigi-las, etc. Logo, a OPBB, sendo representativa dos pastores, tem mais legitimidade bíblica para orientar as igrejas do que a própria CBB.



4) Orientar e ajudar as Igrejas - é isto o que têm feito os pastores, representados pela OPBB. A normatização e padronização dos concílios é uma forma de qualificá-los e otimizá-los e, assim, ajudar a Igreja a consagrar obreiros realmente comprometidos com o Evangelho e com os princípios batistas, mormente nesta época de tanta influência perversa sobre as igrejas.



5) A igreja local, por ser soberana, não é obrigada a acatar a normatização da OPBB. Entretanto, assim agindo, ela corre o risco de convocar concílio e não receber pastores para compor o concílio.



Eu reputo a decisão do presidente da CBB inócua e burocrática, ainda que atente aos regulamentos vigentes. Ela atende à tradição batista, mas é cega, alienada e indiferente à realidade crítica que vivemos. Trata-se de uma contribuição nefasta que ajuda a manter - e até agravar - o atual quadro da CBB - uma colcha de retalhos, composta de igrejas com nome e placa de batista, mas, quase todas, sem qualquer identidade entre si.



Reitero minha palavra inicial...



Algum dos meus leitores, Irmãos e Amigos batistas, recomendaria a um conhecido seu, interessado no Evangelho ou neófito na fé, morador em outra região, que procurasse uma Igreja Batista, a qual o leitor não conhece, nem conhece o pastor da mesma?



Atualmente, eu não recomendo.



Deus tenha misericórdia do povo brasileiro, que precisa do Evangelho e, logo, de igrejas bíblicas, mas não sabe mais em que igreja evangélica confiar, não sabe mais o que é uma Igreja Batista. Ninguém sabe o que é uma Igreja Batista. Aliás, nem nós, batistas, sabemos.



Maranata!



Recebam o meu carinho,

pr vandir allas, opbb-sp 1900

0xx12-3941-6044

sjcampos sp

1 comentários:

Victor Lino Pinheiro disse...

e o pior é que essa onda de ordenação desordenada está chegando a nossa região...aguarde as notícias.....é lamentavel ver que o pessoal quer o caminho mais fácil.....

Sem. Victor Pinheiro

newer post older post Home

DICAS E PEDIDO DE ORAÇÃO

Nome (obrigatorio):

E-mail: (obrigatorio, no será mostrado)

Sitio Web:

Sua mensagem:

PARA PENSAR!

PARA PENSAR!